Sunday, February 17, 2013

Sunday cheats: three-coloured-pudding // Batotas de domingo: pudim de três cores

I'd love to tell you I made a special dessert this weekend, but that isn't true. Inspiration doesn't fall every day and I didn't feel like doing something "just because". Quite the opposite, in fact. This weekend was a quiet one - we went for lunch on the beach on Saturday, but mostly we spent it at home by the fireplace. I did want to make something sweet though, and it was the perfect time to use the pudding sachets I had bought a couple of weeks ago. I must have used these only 2 or 3 times in my life. Individually they can be handy, but what I love about them is what they remind me of.
It was my grandmother who did this pudding to me when I was a child. No one, not two, but thre colours and cookies and little sugar balls on top. So funny: I remember thinking how great a cook she must be, since she did such a cool pudding. I think that's part of growing up, finding out it's not such an original recipe after all. And maybe it's YOUR time to fool a kid now.
"Post-Valentine's hearts? Even better than the real thing."
Simply make a chocolate pudding according to the instructions (the Boca Doce ones mention mixing the chocolate powder, 4 tablespoons of sugar and 500ml of milk, bringing it to a boil and letting it cook for 2 minutes) and pour it into a bowl. While you are making the second pudding - I used caramel -, place some cookies on the pudding. Don't worry, they will hold. By the time the second pudding is finished, pour it slowly on the cookies. Finally, make a third pudding - I used strawberry -, and do the same as before: place some cookies on the pudding and pour the strawberry pudding on top. Let it sit until it's cold, and top it with some cute decorations.
And my weekend isn't over yet. In a couple of hours I'm off for a night out with some of my friends. What a great way to greet the week to come.
Have a great week, too!

... 

Adorava dizer-vos que fiz uma sobremesa especial este fim de semana, mas não é verdade. A inspiração não cai todos os dias e não me apeteceu fazer algo "só porque sim". Antes pelo contrário. Este fim de semana foi sossegado - fomos almoçar à praia no sábado, mas passámos a maior parte do tempo à lareira. Mas queria fazer qualquer coisa doce, e foi a altura perfeita para usar os pacotes de pudim que tinha comprado há umas semanas atrás. Devo tê-los usado só umas 2 ou 3 vezes na minha vida. Individualmente podem dar jeito, mas o que adoro neles é do que me fazem lembrar.
Era a minha avó que me fazia este pudim quando era miúda. Não uma, não duas, mas três cores e bolachas e pequenas bolas de açúcar em cima. Tão engraçado: lembro-me de pensar que grande cozinheira devia ser, já que fazia um pudim tão bom. Acho que faz parte de crescer, descobrir que afinal não é uma receita assim tão original. E talvez seja a VOSSA vez de enganar um miúdo agora.

Basta fazer um pudim de chocolate de acordo com as instruções (os Boca Doce mencionam mexer o pó de chocolate, 4 colheres de sopa de açúcar e 500ml de leite, levar a ferver e deixar cozer 2 minutos) e verter numa taça. Enquanto estás a fazer o segundo pudim- usei caramelo -, coloca algumas bolachas por cima do pudim. Não te preocupes, vão aguentar-se. Quando o segundo pudim estiver pronto, verte-o lentamente por cima das bolachas. Finalmente, faz um terceiro pudim - usei morango -, e faz o mesmo que anteriormente: coloca algumas bolachas por cima do pudim e verte o pudim de morango por cima. Deixa arrefecer, e decora.
E o meu fim de semana ainda não chegou ao fim. Dentro de umas horas vou sair para uma noitada com alguns dos meus amigos. Que maneira fantástica de dar as boas vindas à semana prestes a começar.
Tenham uma excelente semana, também!

6 comments:

  1. E pronto, Alex, com esses três deliciosos aromas conseguiste uma sobremesa fantástica e linda... os corações são um encanto ! :)
    Há dias assim, em que não apetece nada complicado !

    Beijinhos

    Isabel

    ReplyDelete
    Replies
    1. Este fim de semana foi mesmo de recordações. Meu deus, como eu era pequena e via as coisas de outro modo.. Faz-me pensar como verei a forma como cozinho daqui a uns 20 anos... :) Beijinhos, Isabel!

      Delete
    2. Sempre a evoluir, amiga ! :)
      O tempo vai passando...

      Beijinhos

      Delete
    3. Para a frente é o caminho - e às vezes para trás também ahah é a vida. ;)

      Delete
  2. Boa noite!
    Que proposta linda para quando não há inspiração para sobremesas mais elaboradas!
    Bjs
    Paula

    ReplyDelete
    Replies
    1. E neste preciso momento está a fazer-me companhia. :D Às vezes precisamos de ir aos nossos sabores da infância para nos perguntarmos para onde vamos. :) Beijinhos, Paula!

      Delete